A palavra “parábola” vem de um termo grego que significa “comparação, alegoria, provérbio, aforismo ou figura”. É uma narrativa fictícia, mas que concorda com as leis e os costumes da vida, na qual ou os deveres humanos ou as coisas de Deus estão figuradas. Neste sentido, é a explicação de algo desconhecido por meio de figuras conhecidas. Assim, mediante a comparação entre o conhecido e o desconhecido, na qual o próprio ouvinte deve descobrir a semelhança (geralmente não mencionada, a fim de colocar em ação os processos mentais do ouvinte de compreender, comparar e considerar), chega-se ao ponto essencial da comparação. Ela é contada para dirigir-se aos ouvintes e cativá-los, a fim de fazê-los parar e pensar acerca de suas próprias ações, ou de levá-los a dar alguma resposta a Jesus e ao Seu ministério.

Aristóteles usava parábolas como meio de persuasão e Platão as usava para ensinar os princípios de uma vida justa. Entretanto, as parábolas tiveram mais largo emprego no mundo hebreu do que no grego. Uma das razões é que a linguagem hebraica não se prestava tanto para a expressão de ideias abstratas como a mentalidade grega e ocidental, que é mais lógica. Jesus, embora usasse o sistema de sermões e discursos, encontrou um ambiente propício para o uso de parábolas, que muito se prestavam para a instrução oral.

Pode-se afirmar que a parábola é uma espécie de espelho. Serve para que os ouvintes enxerguem, através dela, o que sem ela não poderiam ver: seu próprio rosto, sua própria realidade. É claro que algumas pessoas, insatisfeitas, preferem às vezes quebrar o espelho em vez de tentar mudar o seu rosto. Assim, são duas as reações fundamentais às parábolas de Jesus: uns rejeitam Jesus e querem matá-lo (cf. Marcos 3.6; 12.12); outros percebem que podem mudar de vida e seguir a Jesus.

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Dr. Claiton André Kunz

Diretor da Faculdade Batista Pioneira