LIVROS PUBLICADOS PELOS PROFESSORES

Gramática instrumental do hebraico

Antes de tudo, esta publicação não tem a intenção de discutir ou mesmo de apresentar os pormenores da gramática hebraica, o que, embora necessário, às vezes se torna enfadonho. O objetivo de Gramática instrumental do hebraico é destacar as questões principais do hebraico bíblico. O estudante também será orientando a manusear com maestria os instrumentos atualmente disponíveis para que os textos do Antigo Testamento possam ser traduzidos com relativa facilidade. “Praticidade” é a palavra-chave.

Autor: Antônio Renato Gusso

Editora: Vida Nova

 

Gramática instrumental do grego

Há muito tempo é sentida a necessidade de uma gramática de grego que facilite o caminho do iniciante na longa e árdua jornada em direção aos textos originais da Palavra de Deus.
Uma qualidade importante desse livro é a grande quantidade de exercícios dispostos numa ordem que facilita o aprendizado da língua grega. Toda a gramática é estudada de forma bastante simples, passo a passo, e em linguagem acessível diretamente em passagens do Novo Testamento Grego, de onde vêm também todos os exercícios. Ricos vocabulários em cada lição contribuem, e muito, para o sempre desafiador trabalho de tradução. Além disso, como apêndice, na parte final do livro, há uma ajuda inestimável: um pequeno léxico analítico de todas as palavras utilizadas nesta obra.

Autor: Antônio Renato Gusso

Editora: Vida Nova

 

Panorama Histórico de Israel

Quem deseja compreender melhor da Bíblia, precisa conhecer o Panorama Histórico de Israel.Passando por todas as fases da história, inclusive o chamado “Período Intertestamentário”, até a destruição de Jerusalém, uma visão completa da nação e de povo de Israel.

Autor: Antônio Renato Gusso

Editora: AD Santos

 

As ações parabólicas de Jesus

Uma obra – a primeira – sobre “ações parabólicas de Jesus” em português. O assunto também foi pouco explorado até agora na pesquisa internacional. O autor nos apresenta, pois, em grande parte, um trabalho inédito de pesquisa. Jesus usou parábolas. Estima-se que um terço do seu ensino se encontre nesta forma literária. Marcos relata, em relação ao povo, que “sem parábolas nada lhes falava”. Jesus afirma também que aos discípulos, através das parábolas, é “dado o mistério do Reino de Deus” (Mc 4.11). De leitura agradável e fácil compreensão, mas com a profundidade que o tema necessita; Claiton Kunz traz ao leitor uma experiência inovadora e profundamente reveladora.

Autor: Claiton André Kunz

Editora: AD Santos

 

As Parábolas de Jesus

Você já ouvir falar das 42 parábolas de Jesus. Agora você precisa desvendar os mistérios do Reino de Deus através delas. Um estudo ao mesmo tempo claro e profundo, com uma proposta de sequência cronológica, traz como novidade a organização dos textos num arranjo quiástico. Uma obra fundamental para o estudo das parábolas de Jesus!

Autor: Claiton André Kunz

Editora: AD Santos

 

Um povo transformador

O livro do professor Josemar Valdir Modes é uma reflexão sobre a Tecnologia da Missão Integral, que antes de ser uma expressão teológica moderna que surgiu especialmente dos encontros da Fraternidade Teológica Latino-Americana, foi uma vivência, uma prática da primeira igreja, conforme Lucas nos conta em Atos 2.42-47. Este livro nos convida a buscarmos orientação para os rumos  da igreja de hoje, voltando os nossos olhos para o nascimento da igreja e as suas primeiras experiências, desafiadoras na mesma proporção em que foram transformadoras. É uma pesquisa importante para o atual momento em que as discussões que giram em torno da Teologia da Missão Integral carecem tanto do exercício teórico-prático de voltarmos à Bíblia para nela encontrarmos direção para uma igreja com identidade histórica definida e atuante no contexto no qual estiver inserida, para o bem da Criação e para a glória de Deus.

Autor: Josemar Valdir Modes

Editora: Rádio Trans Mundial

 

Igreja Batista Independente Betel | 1918 – 2018

A História da Igreja Batista Independente Betel já é emocionante pela marca histórica atingida pela comunidade: a comemoração de seu centenário, e isso em plena atividade e expansão! Muitos personagens marcantes, muitas vidas impactadas e transformadas e muita vivência entre pessoas diferentes, de diferentes lugares, mas como o único propósito de servir a Deus.
Estes teuto-russos que se estabeleceram na região Noroeste do Rio Grande do Sul e se espalharam pelo Brasil, construíram uma identidade religiosa singular que hoje é chamada de Convenção das Igrejas Batistas Independentes.
Não há como conhecer os Batistas Independentes sem conhecer esta comunidade religiosa. Ela não é a primeira plantada pelos missionários suecos, mas a mais antiga que permaneceu ao longo do tempo, sendo o marco visível desta visão de alcance missionário transcultural. Seu primeiro pastor, o missionário Erik Jansson, que chegou ao Brasil em 1912, oraganizou oficialmente a Igreja Batista Bethel (primeiro nome da comunidade), no dia 15 de dezembro de 1918, com 163 membros. Deste pequeno começo têm-se hoje cerca de 80 mil Batistas Independentes espalhados pelo País, nas mais diferentes igrejas, que carregam em seu nome a expressão Batistas Independentes.

Autor: Josemar Valdir Modes

 

Liderando Juniores – Desenvolvendo um ministério criativo e dinâmico

Esta obra é rica em significado: ela parte de um grupo de líderes, com sua experiência e bagagem, para outros grupos de líderes. Nem todos os líderes do Ministério com Juniores da Igreja Batista Emanuel participam ativamente da escrita deste livro, mas todos se fizeram presentes pelo seu exemplo e ideias criativas. É uma construção de um grupo inteiro que aprendeu com outros líderes que nos antecederam neste fantástico ministério do Reino de Deus.
Cuidar dos juniores é um privilégio singular, e se você está lendo esta obra, é porque compartilha os desafios e as oportunidades que vivenciamos como equipe ministerial.

Autores: Josemar Valdir Modes (org)

Editora: Rádio Trans Mundial

 

Infância em Perigo!

Um menino acompanha sua mãe, costureira de um orfanato.
Um pastor ouve de membros mais idosos da sua comunidade histórias traumáticas de abandonos.
Um doutor defende sua tese a respeito de um casal que inicia a guarida de órfãos no sul do Brasil.
Um autor escreve sobre os perigos que rondam a infância no Brasil.
O que há em comum entre essas quatro situações? Todas se referem a Vanderlei Schach, que conta aqui uma história de amor pelos prediletos de Deus – os pequenos. É uma história real e que merece ser contada. Partindo da história de vida de Henrique Liebich, filho de imigrantes alemães, órfão de pai aos cinco anos e semianalfabeto, e sua esposa, Frieda, criadores de um lar para crianças no Rio Grande do Sul, somos levados a refletir sobre o contexto brasileiro, suas mazelas e suas leis de proteção – ou não – às crianças. Que papel Estado e Igreja têm neste problema?
Ao traçar um histórico do abandono e dos maus-tratos  da infância e analisar as raízes dos perigos atuais, o autor traz dados bem fundamentados acerca das diferentes violências que produzem abandono e orfandade. Por fim, fornece uma série de princípios práticos que desafiam o leitor a fazer sua parte para resgatar estes pequeninos e suas famílias fragmentadas.

Autor: Vanderlei Alberto Schach

Editora: Rádio Trans Mundial

 

A Teologia que vem dos palcos evangélicos

Hariet W. Krüger apresenta de forma clara, objetiva, profunda e completamente embasada nos ensinamentos de Jesus, critérios para avaliação dos ensinos bíblicos apresentados nos palcos evangélicos e também respostas para diversos questionamentos que são feitos em relação ao culto cristão apresentado a Deus. Leitura fundamental para todos aqueles que ministram e lideram em suas igrejas.

Autora: Hariet Wondracel Krüger

Editora: AD Santos

 

Os cinco Solas da Reforma Protestante

Celebrar os 500 anos da Reforma Protestante é mais do que uma obrigação para todos nós que de alguma forma somos herdeiros de toda a teologia produzida nos séculos XV e XVI. A questão norteadora deste livro será o legado que a Reforma Protestante deixou para as gerações futuras. Em que sentido somos herdeiros da Reforma? O que resultou deste movimento depois de 500 anos de história? O que precisamos aprender para não incorrer nos mesmos erros do passado?

Autores: Claiton André Kunz, Josemar Valdir Modes, Marivete Zanoni Kunz, Gabriel Girotto Lauter e Hariet Wondracek Krüger

Editora: Rádio Trans Mundial