A Faculdade Batista Pioneira é uma instituição de ensino bíblico-teológico, mantida pela Associação Educacional Batista Pioneira, filiada à Convenção Batista Pioneira do Sul do Brasil. Trabalha há mais de 50 anos, ministrando vida às vidas daqueles que Deus escolheu para a Sua Seara.

A Faculdade nasceu em março de 1967, como fruto do sonho de fornecer treinamento e preparo de vocacionados para o ministério cristão. Na época, o Instituto Bíblico de Ijuí, iniciou suas atividades nas antigas dependências da Primeira Igreja Batista (igreja local) e na moradia pastoral. O primeiro corpo discente era formado por 14 alunos: 6 rapazes e 8 moças, e o ensino nos primeiros três anos foi totalmente em língua alemã. O Pr. Otto Grelert foi o primeiro diretor da instituição, e a Drª Dorothea Novak, vinda do Seminário Teológico de Hamburgo (Alemanha), além de professora, foi a primeira coordenadora de estudos do Instituto Bíblico. Os alojamentos dos estudantes ficavam nas dependências da antiga moradia pastoral. As cadeiras e classes foram doadas por uma empresa de alguns irmãos de uma igreja. Esta primeira fase estendeu-se por três anos. Em 14 de dezembro de 1969 aconteceu a primeira formatura, quando 9 dos 14 alunos que iniciaram, receberam seu diploma de conclusão. Destes, três foram para o Seminário em Hamburgo (Alemanha), um foi para o Seminário no Rio de Janeiro, e os demais retornaram para as igrejas como obreiros e missionários.

A partir de 1970, o IBI foi ampliado para IBBI (Instituto Bíblico Batista de Ijuí). Nesta segunda fase, já no terreno definitivo, destaca-se a mudança da língua de ensino para o Português. É nesta fase que surgem as construções dos alojamentos, salas de aula, biblioteca, cozinha e refeitório. Não se pode omitir neste período a contribuição de inúmeros mordomos cristãos do Brasil e o envolvimento da MASA (Ações Missionárias na América do Sul, sob a orientação dos pastores Horst Borkowski e Dietrich Weiand), para que estes passos pudessem ser dados. Neste período foram diretores da instituição: Joel Lopes, Renato Sales, Erich Tausenfreund, Ruth Waldow (interinamente), Renato Sales (segundo mandato), Heiz Adolf e Bruno Seitz.

A terceira fase da instituição inicia-se em 1986 com a transformação do IBBI em ITBI (Instituto Teológico Batista de Ijuí) e, em 1991, em STBI (Seminário Teológico Batista de Ijuí). A partir deste momento, a instituição passa a oferecer o seu curso em nível de Bacharel (em Teologia). Nesta fase foram diretores da instituição os pastores Bruno Seitz, Erich Tausenfreund (segundo mandato), Martin Landenberger, Carlos Waldow (diretor interino) e Antônio Renato Gusso.

Finalmente, a partir de 2006, a instituição passa a se chamar FACULDADE BATISTA PIONEIRA, dando início ao processo de reconhecimento junto ao Ministério da Educação (MEC), o que se torna realidade a partir do dia 05 de dezembro de 2008, quando a Faculdade passa a ter o seu curso Bacharel em Teologia autorizado pelo MEC (Credenciamento no MEC – Portaria 1.478 de 04/12/2008; Autorização do Bacharel – Portaria 1.028 de 05/12/2008). A partir deste momento a mantenedora da Faculdade é a Associação Educacional Batista Pioneira.

Em maio de 2013, a instituição recebeu a visita da comissão do INEP para a avaliação com vistas ao reconhecimento do curso de bacharelado em teologia. A comissão emitiu seu relatório, com a seguinte conclusão: “Em face do exposto, o curso de graduação em Teologia da Faculdade Batista Pioneira apresenta um perfil MUITO BOM de qualidade, com conceito final 4“. Em 30 de agosto de 2013, através da portaria nº 408, o Ministério da Educação emitiu o reconhecimento do curso de Bacharelado em Teologia da Faculdade Batista Pioneira.

A partir de 2013, até o momento, a Faculdade Batista Pioneira tem como diretor o Dr. Claiton André Kunz, egresso da própria instituição. Em 20 de julho de 2016, a Faculdade recebeu seu recredenciamento, através da portaria ministerial nº 707/2016, e em 03 de abril de 2017 foi renovado o reconhecimento do curso de Bacharelado em Teologia.