Durante essa pandemia de coronavírus, tenho observado como as pessoas estão confusas. Afinal, são muitas vozes falando ao mesmo tempo e as pessoas já não sabem mais a quem ouvir, ou em que acreditar. E que é pior, muitas dessas vozes têm afetado negativamente seus corações, trazendo medo e insegurança.

A confusão em nosso país tem sido tão grande que aconteceram algumas situações curiosas (para não dizer trágicas). Como o momento em que o ministro da saúde estava dando uma orientação para o povo sobre como agir em meio a pandemia enquanto o presidente da república dizia justamente o contrário. O governo federal dizia uma coisa enquanto o governo estadual dizia outra. Sem querer entrar no mérito político da questão, o resultado inevitável foi que as pessoas não sabiam a quem seguir. E isso gerou dúvida e divisão entre o povo.

Por isso, acredito que em um momento tão crítico como esse é fundamental discernir, entre todas essas vozes, a voz do Senhor Jesus. Afinal, você e eu somos ovelhas dele. E uma das coisas que Jesus deixou claro durante uma discussão com os líderes religiosos da época (e que podemos ler em João capítulo 10) foi que suas ovelhas ouvem a sua voz e o seguem.

Você e eu ouvimos a voz de Jesus no momento em que entendemos que deveríamos segui-lo. Esse foi o momento da nossa conversão, quando nascemos de novo. Mas também continuamos ouvindo a sua voz quando lemos sua Palavra e através do seu Espírito que habita em nós e nos dá discernimento da sua vontade. E em momentos como esse, é muito importante ouvirmos a sua voz para que tenhamos uma perspectiva correta a respeito daquilo que estamos vivendo.

Em João 10.27-28 lemos: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão”.

Estou certo que uma confiança inabalável nessas palavras muda a maneira como encaramos a realidade que enfrentamos. E nós precisamos disso. O mundo precisa que a igreja viva com essa confiança.

Vamos olhar mais de perto o que Jesus está prometendo aqui. Ele diz: “Eu as conheço.” Talvez você seja conhecido por algum político importante. Mas honestamente, eu acredito que provavelmente o presidente da república não o conhece pessoalmente. Contudo, o Senhor Jesus, a autoridade suprema, afirma que nos conhece! E não apenas isso, mas ele também diz que nos dá a vida eterna, que nunca pereceremos, e que ninguém pode nos tirar de suas mãos. Há algum lugar melhor para se estar do que nas mãos de Jesus? Há alguma promessa maior do que a vida eterna? Estou certo que não. E é precisamente nesse lugar que estamos e é isso que temos por causa dele.

Sabemos que infelizmente nem todas as pessoas que se converterão ao Senhor durante essa pandemia. Muitos corações ficarão ainda mais endurecidos e perguntarão “onde estava Deus?”, ou ainda “como Deus permitiu que algo assim acontecesse?”. Entretanto, Jesus permanece sendo o bom pastor. Ele é o pastor que conduz suas ovelhas mesmo pelo vale da sombra da morte (Salmo 23.4). E quando confiamos no pastor a tal ponto que transmitimos essa confiança para outros, nos tornamos instrumentos nas mãos de Deus para permitir que outros também conheçam o Bom Pastor (1 Pedro 5.4) e Bispo de nossas almas (1 Pedro 2.25). E é justamente isso que o mundo precisa nesse momento.

Que vozes você tem ouvido agora? Quero encorajá-lo a ouvir a voz do pastor e a confiar nele, agora mais do que nunca. Há algum tempo, tomei a decisão de limitar o tempo gasto diariamente lendo notícias. Tento saber o básico. Minha família e eu estamos tomando os cuidados necessários. Mas entendi que a voz do bom pastor é o que eu mais preciso. Não a voz da mídia ou mesmo dos líderes políticos. E quanto mais a ouço, mais paz eu encontro para minha alma. Desejo que você e eu possamos experimentar isso mais e mais a cada dia. E que outros também possam passar pela porta e se juntar ao rebanho.

Pr. Gabriel Lauter
Professor na Faculdade Batista Pioneira e Pastor na Igreja Batista Pioneira em Santa Bárbara do Sul

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Share This
× Nos chame no Whatsapp