Durante essa pandemia de coronavírus, tenho observado como as pessoas estão confusas. Afinal, são muitas vozes falando ao mesmo tempo e as pessoas já não sabem mais a quem ouvir, ou em que acreditar. E que é pior, muitas dessas vozes têm afetado negativamente seus corações, trazendo medo e insegurança.

A confusão em nosso país tem sido tão grande que aconteceram algumas situações curiosas (para não dizer trágicas). Como o momento em que o ministro da saúde estava dando uma orientação para o povo sobre como agir em meio a pandemia enquanto o presidente da república dizia justamente o contrário. O governo federal dizia uma coisa enquanto o governo estadual dizia outra. Sem querer entrar no mérito político da questão, o resultado inevitável foi que as pessoas não sabiam a quem seguir. E isso gerou dúvida e divisão entre o povo.

Por isso, acredito que em um momento tão crítico como esse é fundamental discernir, entre todas essas vozes, a voz do Senhor Jesus. Afinal, você e eu somos ovelhas dele. E uma das coisas que Jesus deixou claro durante uma discussão com os líderes religiosos da época (e que podemos ler em João capítulo 10) foi que suas ovelhas ouvem a sua voz e o seguem.

Você e eu ouvimos a voz de Jesus no momento em que entendemos que deveríamos segui-lo. Esse foi o momento da nossa conversão, quando nascemos de novo. Mas também continuamos ouvindo a sua voz quando lemos sua Palavra e através do seu Espírito que habita em nós e nos dá discernimento da sua vontade. E em momentos como esse, é muito importante ouvirmos a sua voz para que tenhamos uma perspectiva correta a respeito daquilo que estamos vivendo.

Em João 10.27-28 lemos: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão”.

Estou certo que uma confiança inabalável nessas palavras muda a maneira como encaramos a realidade que enfrentamos. E nós precisamos disso. O mundo precisa que a igreja viva com essa confiança.

Vamos olhar mais de perto o que Jesus está prometendo aqui. Ele diz: “Eu as conheço.” Talvez você seja conhecido por algum político importante. Mas honestamente, eu acredito que provavelmente o presidente da república não o conhece pessoalmente. Contudo, o Senhor Jesus, a autoridade suprema, afirma que nos conhece! E não apenas isso, mas ele também diz que nos dá a vida eterna, que nunca pereceremos, e que ninguém pode nos tirar de suas mãos. Há algum lugar melhor para se estar do que nas mãos de Jesus? Há alguma promessa maior do que a vida eterna? Estou certo que não. E é precisamente nesse lugar que estamos e é isso que temos por causa dele.

Sabemos que infelizmente nem todas as pessoas que se converterão ao Senhor durante essa pandemia. Muitos corações ficarão ainda mais endurecidos e perguntarão “onde estava Deus?”, ou ainda “como Deus permitiu que algo assim acontecesse?”. Entretanto, Jesus permanece sendo o bom pastor. Ele é o pastor que conduz suas ovelhas mesmo pelo vale da sombra da morte (Salmo 23.4). E quando confiamos no pastor a tal ponto que transmitimos essa confiança para outros, nos tornamos instrumentos nas mãos de Deus para permitir que outros também conheçam o Bom Pastor (1 Pedro 5.4) e Bispo de nossas almas (1 Pedro 2.25). E é justamente isso que o mundo precisa nesse momento.

Que vozes você tem ouvido agora? Quero encorajá-lo a ouvir a voz do pastor e a confiar nele, agora mais do que nunca. Há algum tempo, tomei a decisão de limitar o tempo gasto diariamente lendo notícias. Tento saber o básico. Minha família e eu estamos tomando os cuidados necessários. Mas entendi que a voz do bom pastor é o que eu mais preciso. Não a voz da mídia ou mesmo dos líderes políticos. E quanto mais a ouço, mais paz eu encontro para minha alma. Desejo que você e eu possamos experimentar isso mais e mais a cada dia. E que outros também possam passar pela porta e se juntar ao rebanho.

Pr. Gabriel Lauter
Professor na Faculdade Batista Pioneira e Pastor na Igreja Batista Pioneira em Santa Bárbara do Sul