O ano letivo na Faculdade Batista Pioneira transcorria normalmente: aulas, cultos, provas, ensaios do Coral, eventos programados, planos e projetos em desenvolvimento… Porém, logo no final de fevereiro veio a notícia de que um novo vírus havia chegado ao Brasil, depois de deixar muitas pessoas doentes e de causar mortes em vários países do mundo. A recomendação dos profissionais da área da saúde foi de evitar aglomerações e reuniões presenciais, além de manter um distanciamento físico. Com a convicção de que como cristãos precisamos ser exemplares no cuidado pessoal e uns dos outros, a FBP tomou algumas atitudes para evitar o contágio entre a comunidade acadêmica dentro de suas dependências:

1. Aulas on-line: iniciaram no dia 16 de março, um dia antes do registro da primeira morte por Covid-19 no país. Professores e alunos passaram a utilizar um aplicativo multiplataforma da empresa norte-americana Zoom para a realização de videoconferências, chamadas em grupo e reuniões on-line. Com este recurso, muitos voltaram às suas cidades de origem e puderam acompanhar as aulas pelo computador ou celular sem que houvesse aglomerações ou contatos físicos. Os professores lecionam de suas casas podendo, entre outras coisas, compartilhar suas telas, possibilitando que os alunos tenham acesso a recursos como apresentação de slides e vídeos relacionados ao conteúdo ministrado.

2. Os eventos programados foram cancelados, como a Semana Acadêmica (que já estava sendo amplamente divulgada e aguardada) e os cultos semanais (em 08/04 os cultos foram retomados, mas também de forma on-line). Quando suas tarefas permitiam, muitos funcionários passaram a trabalhar na modalidade home office. Além disso, também foram cancelados os atendimentos presenciais na secretaria e na biblioteca da instituição. Estes foram retomados em 13/04, com a instalação de uma proteção de plástico acrílico e a disponibilização de álcool em gel e máscaras aos funcionários.

3. Do já conhecido Programa de Capacitação Ministerial EAD, o curso de Doutrinas Bíblicas Básicas foi disponibilizado gratuitamente e os de Parábolas de Jesus e Liderança cristã foram oferecidos com 50% de desconto (clique aqui para conferir).
Devido à boa procura (mais de 750 inscritos), foram realizadas transmissões ao vivo com os professores dos cursos para responder aos questionamentos dos alunos, com um ótimo resultado e grande alcance: nos dias 02 e 09/04 sobre o curso grátis com o Pr. Claiton Kunz (3549 e 2696 pessoas alcançadas, respectivamente) e no dia 16/04 o Pr. Gabriel Lauter falou sobre Liderança (2231 pessoas alcançadas), todas sob a condução do Pr. Natan Martins. Já foram realizadas lives com os pastores Luiz Sayão (Pandemia e sinais do fim dos tempos), Ricardo Lebedenco (A postura da igreja em meio à pandemia), Josemar Modes (O cristão e a política); também foi realizada uma live com a professora Hariet Wondracek Kruger (Os desafios sociológicos da igreja atual) e, nesta última quinta, com o pastor Rogel de Oliveira (Desafios Éticos à Igreja Contemporânea). Se você deseja ver ou rever alguma das lives, clique aqui.

4. O aplicativo A Sala dos Tesouros recebeu uma atualização com o acréscimo de mais dois jogos para as crianças se divertirem durante este período em que tiveram de ficar em casa. Agora, além dos devocionais, quizzes semanais e o jogo do Brown (o cachorrinho da turma correndo em busca de ossos), há também o jogo da White (a gatinha brincando com novelos de lã) e um jogo de memória relacionado aos personagens. Desde seu lançamento, em fevereiro, o aplicativo já teve mais de 400 instalações em aparelhos com Android e iOS e está disponível no site aqui, na Play Store e na App Store.

Vanessa Tiede Weiler Ribas
Jornalista voluntária