Leia: Salmos 97

Versículo chave: “Pois tu, Senhor, é o Altíssimo sobre a terra! És exaltado muito acima de todos os deuses!” Salmos 97.9

Todos nós, em algum momento da vida já ouvimos uma expressão semelhante a esta: “Quem é que manda aqui?” Geralmente vem de alguém que deseja impor a sua ideia ou liderança sobre outros. Acontece dentro do círculo familiar, na escola, numa empresa, ou até, num grupo de amigos.

Liderança é algo bom. Proporciona segurança, dá direção, orientação e permite que haja harmonia. Isto, quando a liderança é reconhecida e aceita, e os envolvidos estão alinhados com os princípios expostos.

O tempo que estamos vivendo carece de lideranças sadias, equilibradas e, principalmente, alinhadas com os princípios da Palavra de Deus.

A pandemia do Covid-19, de algum modo, está mostrando quem manda! O versículo em destaque expõe claramente a soberania de Deus – e isto em toda a terra! Nos damos conta que os planos mais ousados, mais bem elaborados, podem ser – e são – alterados por aquele que detém todo a liderança sobre nações, povos, grupos, famílias – Igrejas!

O Senhor nosso Deus reina! Isto tem implicações em todos os cantos desta terra. Também no mais íntimo do nosso ser. Cada habitante deste planeta está no âmbito do reinado do Senhor, porém, há um enorme contraste entre aqueles que se submetem a Ele e aqueles que não o fazem.

Ter o nosso Senhor como soberano em nossas vidas, em todas as esferas, nos proporciona segurança, pois Ele “está conosco todos os dias”! Ter a liderança do Senhor nos dá direção certa, pois Ele “tem as palavras da vida eterna” e, “a luz nasce sobre o justo” (v.11). Quando a nossa vida, emoções, sentimentos, relacionamentos, estão soba a liderança de Jesus Cristo há alegria plena. O Salmo 97 mostra diferentes situações, mas a percepção do escritor é que aqueles que servem ao Altíssimo, apesar das circunstâncias são alegres, há contentamento.

Como anda o seu relacionamento com o Senhor, o Soberano? Os “ímpios” te intimidam? As injustiças dos homens te fazem vacilar? Você se amedronta diante das ameaças que rondam a sua vida, ou que são espalhadas mundo à fora?

O Senhor não impõe a Sua liderança a ninguém, mas quem decide se submeter à Ele tem a seu lado Aquele que é exaltado muito acima de todos os deuses (v.9).

Pr. Erich Luiz Leidner
Professor e Capelão na FBP