O livro de 1 Reis 18. 41 – 46, relata a história de Elias e seu enfrentamento com falsos profetas, mostra que este homem foi um servo fiel a Deus. Este episódio revela que enquanto Acabe conduziu o povo de Israel à idolatria e adoração a deuses falsos, como Baal, Elias foi o profeta que conduziu o povo à fidelidade e à adoração ao Senhor. Baal era adorado como o deus da fertilidade responsável pelo envio das chuvas e colheitas, mas ironicamente o texto mostra que enquanto este deus era reverenciado foi exatamente isto que faltou, ou seja, a chuva. Em meio a um contexto no qual a verdadeira adoração a Deus estava prestes a acabar Elias foi usado como um exemplo de fé no Deus verdadeiro e com ousadia desafiou o povo a voltar-se a este Deus. Para isso ele foi revestido de poder e coragem, por isso confrontou o próprio rei Acabe e seus 850 falsos profetas, diante de toda nação. Quando lemos o texto de Deuteronômio capítulo 11 vemos que para o povo receber as chuvas deveriam manter-se fiéis a Deus, pois tudo pertencia a Deus inclusive a terra e se esta fosse contaminada, com a adoração a ídolos, Deus não derramaria a benção da chuva.

Para ser exemplo Elias precisou ser fiel ao seu Deus e assim Ele mesmo o conduziu nos anos de lutas quando a chuva faltou. Elias soube demonstrar que quando há fidelidade a Deus, Ele mesmo provê aquilo que é necessário para sobrevivência. Por três anos a nação infiel sofreu e nesse tempo Elias foi carregado e sustentado por Deus. O exemplo de fidelidade de Elias também serviu para que os falsos profetas fossem desmascarados diante de todos e por outro lado serviu para que o ministério de Elias fosse aprovado diante de todos. Quando os servos de Deus estão dispostos a enfrentar as dificuldades sendo exemplo ao próximo, não importa o que aconteça o próprio Deus age derramando seu poder em favor dos seus seguidores. É necessário que olhemos para Elias e compreendamos que para ser exemplo é preciso ter persistência, pois não foram poucos dias que Elias andou como fugitivo, mas foram anos. No final houve a recompensa, Baal foi desmascarado e o Deus de Elias mostrou-se vivo e foi reconhecido como verdadeiro.

Certamente nosso desafio como servos de Cristo é sermos fiéis a Ele e quando isso for real o mundo entenderá quem é o Deus verdadeiro!!

Marivete Zanoni Kunz
Professora na Faculdade Batista Pioneira