Você tem se deixado transformar pela presença de Jesus ou está tentando usá-lo para satisfação de seu bel-prazer?
Mateus 26.14-16

Há tempos os líderes religiosos judeus planejavam executar Jesus, mas lhes faltavam motivos de acusação e oportunidades que não lhes causassem problemas ao colocar em ação seu plano (Mt 21.45-46; 22.15; 26.3-5).
Possivelmente este plano dos líderes religiosos era algo conhecido pela comunidade judaica, pois surge Judas Iscariotes, um dos Doze, sabendo deste e lhes propõe uma oportunidade para “pegar” Jesus em alguma “brecha”. Estes lhe propõem 30 moedas de prata pela vida de Jesus. “Proposta aceita”! Então apertaram as mãos e o negócio estava fechado!
Possivelmente você já conhece esta história assim como eu, mas uma coisa sempre me intrigou: “Por que Judas traiu Jesus?” Qual a sua real motivação? Como pode alguém viver três anos com Jesus e mesmo assim lhe dar uma “rasteira” tão traiçoeira?

Bom, ainda hoje não se sabe com exatidão essa resposta, mas existem três possíveis motivações para tal ato:

1) Avareza: Jesus a pouco tinha calado os discípulos que repreenderam a mulher que ungira seus pés. João descreve este fato com mais detalhes em seu evangelho, dizendo que Judas se indignara com o valor que poderiam obter com o perfume caríssimo, mas o fez por causa de seu coração pervertido e avarento, pois roubava dinheiro da bolsa dos recursos dos discípulos e de Jesus (Jo 12.4-6). Então há a possibilidade de Judas ter se indignado com o Mestre e tentado ganhar uma graninha à custa da vida deste.
Se esta foi a real motivação de Judas, este vendeu Jesus pelo preço de um escravo (Ex 21.32). Trágico é ver que as 30 moedas (30 siclos) que Judas ganhou no negócio lhe deram um lucro de cerca de 1100 reais em nossa moeda. Se este foi o motivo real, vemos o tamanho da avareza e ambição de Judas.

2) Desilusão: Há possibilidade de Judas ter se frustrado tremendamente com Jesus, pois esperava que este fosse um enviado dos céus para liderar uma rebelião contra o Império Romano que tomava toda aquela região e oprimia os judeus. Talvez Judas tenha feito parte durante algum tempo de um grupo revolucionário chamado de sicários, que se preciso fosse, matavam em favor da liberdade de sua nação. Ao ver que suas expectativas com Jesus se frustraram, pois, este estava se dirigindo à cruz nos próximos dias como já dizia, Judas foi tomado de ódio e decidiu acabar com Ele.

3) Manipulação: Pode ser que Judas jamais tenha desejado a morte de Jesus. Por ver em Jesus um potencial para liderar a rebelião, notou que este estava demorando muito a agir contra o império, então Judas quis dar um “empurrãozinho” para apressar as coisas. Esta possibilidade se embasa no fato de Judas ter sido tomado de remorso depois de perceber que iriam crucificar e matar Jesus (Mt 27.1-10).

Mas em suma, independente da motivação real de seu ato, notamos, resumindo as três possibilidades, que Judas era alguém que estava tentando usar Jesus para satisfazer suas vontades particulares. Trocou Jesus por míseros benefícios que o satisfariam momentaneamente.

O que me incomoda é ver que Judas teve o privilégio de conviver três anos pessoalmente com Jesus e mesmo conhecendo o Senhor, não se deixou ser transformado/mudado por este. Judas foi totalmente imutável mesmo estando ao lado daquele que tudo pode mudar!

Corremos o risco de passar anos com Jesus sem ao menos se deixar ser transformados por Ele. Judas não rendeu seu coração, estava com Jesus buscando a satisfação de seus apetites e se preciso fosse, manipulava tudo a sua volta para que isso se concretizasse. Judas não aceitou a mudança que Jesus colocou a sua disposição, mas quis mudar Jesus para que este servisse ao seu ego.

E você amado leitor, está se deixando ser mudado por Jesus?

Deus te abençoe!

Natan Martins
Gestor de Comunicação e Marketing na FBP
Pastor de Adoração na PIB Ijuí